Perfil do Profissional
- Jornalista deve apurar e difundir fatos, ideias, acontecimentos e informações com veracidade, exatidão e clareza.
- Não tem Conselho Profissional de Classe.O registro é emitido pela Delegacia Regional do Trabalho.
- ferramenta para lograr a sustentabilidade financeira
- multifuncionalidade.
- saber lidar com a tecnologia e adequar seu texto a diferentes conceitos de mídia.
Jornalismo Impresso
- O primeiro jornal impresso foi publicado e gravado em tábuas de pedra, havia sido fundado em 59. a.C.
- A partir de 713 d.C. foi publicado como um panfleto manuscrito, pelo jornal Notícias Diversas.
- O primeiro jornal em português foi fundado em 1645, em Portugal: era da Gazeta de Lisboa.
- Em 1650 surgiu o primeiro jornal impresso diário do mundo, o Einkommende Zeitungen, na Alemanha.
- A circulação de jornais impressos no Brasil aumentou em 5% em 2008.
- resultado da combinação de dois fatores: o crescimento do poder aquisitivo das classes C e D e o chamado “Jornalismo Orientado para o Mercado (a aplicação de ferramentas do marketing na produção jornalística” )
- um jornal sem publicidade custa ao leitor 70% mais do que um jornal com o volume usual de anúncios.
- os grandes e melhores jornais, passaram a ser tratados como produtos e vendidos dentro dos princípios e técnicas do marketing contemporâneo.
Radiojornalismo
- Primeira transmissão foi pelo rádio transatlântica, foi feita em 1903, por Marconi.
- 87,9% da população brasileira.
- linguagem direta e coloquial
- O rádio se reinventou com a chegada da TV, depois com a evolução dos meios de comunicação.
- Velocidade na transmissão das informações.
- A internet :convergência das informações entre outros meios de comunicação
- Digitalização do rádio:proporcionar aúdio de melhor qualidade, serviços interativos, economia de potência na transmissão e ampliação do número de emissoras.
Telejornalismo
- Primeiro telejornal – 1950 - Imagens do Dia, na primeira emissora de televsião brasileira, TV Tupi.
- função essencial do texto é dar apoio à imagem; deve ter uma linguagem simples e coloquial, atingindo o maior número de pessoas com clareza e objetividade.
- cabe ao repórter tomar decisões importantes, como ir ao local da matéria e editar imagens feitas. O tempo fator é muito importante
- muitas vezes os números do ibope falam mais alto que a qualidade.
- O telejornalismo tende a se aproximar do telejornalismo visto nos canais fechados onde há canais que transmitem notícias 24 hs/dia.
Média Salarial
- piso salarial de R$ 2.440,00 como referência no Estado.
- O maior empregador do Estado hoje é o governo da Bahia, que possui em torno de 175 jornalistas entre efetivos e comissionados.
- Nas empresas menores chega-se a pagar R$ 1.200,00 ao jornalista, inclusive sem respeito à jornada de 5 horas.
- Jo A TARDE (R$ 2.538,00 para 7 horas)
- Correio da Bahia (R$ 1.317,85)
- Tribuna (R$ 1.250,00)
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