quarta-feira, 2 de junho de 2010

O que é Assessoria de Imprensa?


É um serviço prestado a instituições públicas e privadas, que se concentra no envio freqüente de informações jornalísticas, dessas organizações, para os veículos de comunicação em geral. Esses veículos são os jornais diários; revistas semanais, revistas mensais, revistas especializadas, emissoras de rádio, agências de notícias.

Caso algum veículo de comunicação se interesse pelo assunto divulgado pela assessoria de imprensa utilizará o texto para publicar notas ou agendar entrevistas. Tanto a publicação de notas, como o agendamento de entrevistas e a publicação posterior de informações, são gratuitas. Chamamos de mídia espontânea. Não se paga por essa publicação. Se Paga para a assessoria trabalhar de forma a conseguir esse resultado.


O segmento de assessoria está definitivamente consolidado no mercado de comunicação, constituindo-se na área que mais emprega jornalistas. Os assessores de comunicação vêm conquistando espaço como autônomos, empregados ou donos de seu próprio negócio. Empresários ou líderes de quaisquer áreas onde seja preciso dar satisfação ao público correm risco de insucesso, caso não entendam que uma estrutura de assessoria de comunicação é fundamental para sua atividade.

É difícil imaginar os veículos de comunicação sem o apoio das assessorias na oferta de informação qualificada e essa situação estratégica ao mesmo tempo em que propicia respeito e boas perspectivas emite um alerta. Há que se incorporar aos produtos e serviços das assessorias a geração de conteúdo dentro dos parâmetros jornalísticos para alimentar, inclusive, novas mídias como a Internet.

A delimitação das atividades dos profissionais de Jornalismo e de Relações Públicas, embora claramente definida por lei, tem sido objeto de constante discussão, sobretudo nas estruturas de assessoria de comunicação. A confusão, a inversão e a superposição de atribuições, que acabam configurando o exercício ilegal da profissão, seja pelos jornalistas, seja pelos relações públicas, não pode ser combatida de outra forma, senão através da informação.

Nas relações assessorado-imprensa-cliente o que vale é a credibilidade baseada na ética e no pressuposto de que para o jornalista de redação a matéria-prima de seu trabalho é a informação com alto potencial de se transformar em notícia.

Funções de uma Assessoria de Imprensa

  • Estabelecer relações sólidas e confiáveis com os meios de comunicação e seus agentes
  • Criar situações para a cobertura sobre as atividades do assessorado
  • Capacitar o assessorado e outras fontes de informação institucionais a entender e lidar com a imprensa.

Coletivas e eventos

  • Festas, coquetéis, cerimônias, seminários, oficinas, palestras, entre outros.
  • Tem como objetivo incentivar a publicação de determinada informação.
  • Presença de agentes da mídia (jornalistas, editores, fotógrafos, publicitários).

Clipagem ou Clipping

  • Catalogação de tudo o que foi publicado na imprensa sobre o cliente.
  • É feita diariamente a leitura dos jornais, revistas e sites de interesse
  • Uma reprodução periódica é entregue ao cliente.
  • Tem a função de cuidar da imagem da empresa.

Press Release (Comunicados de imprensa)

  • Sugestão de pauta.
  • Material produzido por jornalistas.
  • Declarações públicas, dados sobre eventos, informações básicas sobre o que deve ser noticiado (o quê, quando, onde, por quê).

Press Kit (Pacote de imprensa)

  • Material de divulgação do produto.
  • Distribuído em ocasiões especiais (coletivas de imprensa, lançamentos e eventos em geral).
  • Fotos, vídeos, releases, gráficos e etc.

Mailing List (Lista de Correio)

  • Lista de endereços e/ou e-mails.
  • Envio de notas, comunicados, releases, credenciais, brindes e etc.
  • Tem como objetivo incentivar a publicação de determinada informação.


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